terça-feira, 19 de novembro de 2013

19º Estradeiro passará por Itaituba

1

Na segunda-feira (18) foi deflagrado mais um estradeiro, o movimento que forma uma comitiva com autoridades políticas e lideranças do eixo produtivo com a finalidade de fiscalizar in-loco o andamento das obras do governo federal na BR-163. A comitiva partiu de Cuiabá na manhã de segunda-feira (18) e percorreu os primeiros 500 Km para almoçar em Sinop; as 14h iniciou um seminário no auditório do Sindicato Rural daquela cidade.

A vice prefeita de Sinop, Rosana Martinele, iniciou o seminário dando boas vindas aos estradeiros, políticos e autoridades presentes. Na sequência dos pronunciamentos a prefeita de Itaituba, Eliene Nunes, fez uso da palavra destacando as potencialidades do município e do quanto a cidade tem buscado se preparar para receber novos investimentos, sempre contando com o apoio dos governos estadual e federal. Algumas dessas conquistas: 2,5 milhões destinados para compra de asfalto, verba conseguida através do Deputado Federal Dudimar Paxiuba e outros 3,5 milhões também para asfalto que foi liberado nesta terça-feira (19), dados que podem ser acompanhados no site www.seop.pa.gov.br
Eliene destacou que Itaituba passará por grandes transformações em 2014 e do quanto tem buscado recursos e investimentos para cidade que serão percebidos a partir do próximo ano. Na oportunidade Eliene também teve espaço para apresentar um vídeo de Itaituba que destacou a história do município, os períodos econômicos e as potencialidades na província aurífera, agricultura e pecuária. O diretor de Industria e Comércio Eugênio Neto também participou ativamente do evento.
O presidente da APROSOJA (Associação dos Terminais Portuários e das Estações de Transbordo de Cargas da Hidrovia Tapajós) Carlos Favaro destacou o potencial de cargas agrícolas para região de influência da BR-163, “as oportunidades estão no Pará”.
O grande desafio para esses investidores ainda é o asfaltamento da rodovia. No seminário também foram apresentados dados da situação das obras de cada empresa e a quantidade de quilômetros asfaltado por cada uma. Ao todo são 11 empresas que estão executando o trabalho, desses três trechos já foram totalmente pavimentados e outros estão bem adiantados, mas é necessário a conclusão da obra.
Nesse processo a construção e operação dos portos no distrito de Miritituba são pontos fundamentais. Kleber Menezes, presidente da Associação dos Portos falou da previsão de conclusão das obras. A ETC Bunge tem previsão de começar a operar em fevereiro de 2014. ETC HBSA, Cianport, Cargill e Unirios tem previsão para outubro de 2015. ETC Unirios, Bertolini e Via Norte março de 2016; e a ETC Amaggi ainda está sem previsão. São muitos investimentos previstos para região.
Ascom-PMI
4
2
 3

Nenhum comentário:

Postar um comentário