quarta-feira, 20 de novembro de 2013

SEMMAP acompanha instalação de empresa de fundição no município

O Município de Itaituba sempre produz uma grande quantidade de resíduos sólidos, mas a falta de uma indústria especializada sempre fez com que os famosos ferros-velhos só aumentassem nos pátios e quintais da zona urbana. Na área garimpeira, grande parte desse material é descartado do leito do Rio e leva centenas de anos para iniciar o processo de decomposição.


Segundo o secretario de Meio Ambiente e Produção, Walfredo Marques, a intensão da administração é atrair investidores que possam contribuir com o crescimento econômico.

Vilson Alves de Sousa responsável, pala empresa Fundição de Ferro Paraiso com sede em Auto Paraíso-Rondônia, possui mais de quinze anos de experiência, e a cerca de três meses esteve visitando Itaituba e resolveu investir neste segmento. O empresário fez uma demonstração de como funciona o processo de fundição. O charuto que faz diluição do ferro opera em uma temperatura de aproximadamente 1.200 graus, e após ser retirado e colocado nas formas moldadas em barro, após esse processo se transforma em diversas peças que inicialmente já foram encomendadas pelos donos de garimpos. São cunhas, discos, tijolos retos e curvos dentre outros.


Para o presidente da associação dos catadores de Itaituba, João Sá, que continua fazendo um grande esforço para contribuir com o meio ambiente, com esta iniciativa, agora os resíduos recolhidos terão destino certo.









Um comentário:

  1. Incrível como os integrantes da SEMMAP não tiveram o menor cuidado de, ao menos nas fotos, usar os EPI's. Que péssimo exemplo!

    ResponderExcluir